top of page

Bert Hellinger

Bert_Hellinger.jpg

Estudió filosofía, teología y pedagogía. Muy joven, se hace misionero y decide ir a Sudáfrica a enseñar. Enseña a los zulúes y después de vivir con ellos durante 16 años, se da cuenta de una dinámica muy curiosa en la familia. Comienza a tomar notas de su observación y percepción y al regresar a su hogar en Alemania, comienza a estudiar psicoanálisis y ha completado varios entrenamientos en Terapia Primal, Análisis Transaccional, Hipnoterapia Eriksoniana y Programación Neurolingüística. Con los años, finalmente creó su propio método, al que llamó Constelaciones Familiares. Viajó por todo el mundo, y la terapia es mundialmente conocida y actualmente se utiliza en diferentes áreas: en psicoterapia, consultoría organizacional y empresarial, pedagogía, medicina, justicia, consejería de vida y educación y asistencia/explicación de la vida en el sentido más amplio. Es un entrenamiento para la vida y sobre la vida. Es una nueva forma de “mirar” la vida y de “verse” en ella. es una postura de  “estar de acuerdo con lo que es” – tal como es.

Graziella Freni

graziella freni

309667282_5407196362691957_1725413362145643744_n.jpg

Family and System Constellation de Bert Hellinger, y los trabajos de Bettina y Alfred Ramoda Austerman, forman la base del Dr. Graziella Cocetta Freni. Fue traductora de Bert Hellinger durante muchos años y a partir de su observación y percepción se dio cuenta de este sistema.

Dr. Graziella hizo la observación durante sus experiencias profesionales de constelaciones familiares.  que el 97% de los clientes que van a constelar son gemelos nacidos solos. Es decir, casi todas las personas tienen el síndrome del gemelo, y por lo tanto el gemelo sobreviviente, el que nace (cobra vida) tiene un trauma y desarrolla patrones de comportamiento, que fueron provocados por eventos intrauterinos y se sintieron, quedan registrados en la memoria celular. y el cuerpo. Estos actúan inconscientemente como una Matriz para todas las experiencias futuras.

Sobre a Dra. Graziella Freni

A Drª Graziella Concetta Freni, fez a observação durante as suas experiências profissionais de constelação familiar e sistémica, que 97% dos clientes, que procuram um constelador são gémeos-só-nascidos. O gémeo traumatizado que sobreviveu, desenvolve padrões comportamentais que foram causados pelos acontecimentos intrauterinos e foram exercitados. Estes, são diretamente proporcionais ao seu estado de amadurecimento corporal e psíquico.

Gravados na memória celular e corporal, estes agem inconscientemente como Matrix para todas as experiências futuras. A morte dos irmãos gémeos no útero, provoca no sobrevivente um movimento interrompido, que mais tarde tem efeito em todas as partes da vida. A busca infinita de uma componente da vida, que não se pode definir concretamente, desvia a atenção do presente e interfere aos poucos na qualidade da vida, enquanto ela prende todas as energias corporais.

A Constelação Familiar e Sistémica de Bert Hellinger e os trabalhos de Bettina e Alfred Ramoda Austermann, são a base do trabalho da Drª Graziella Concetta Freni. A Drª Graziella, reconheceu através das observações fenomenológicas, que um cliente pode, através da sua memória corporal, distinguir até 450 irmãos gémeos e continuar ligado a eles durante toda a sua vida.

Trata-se das células-tronco embrionais, que possuem um genoma único e diferenciam-se dos outros embriões-gémeos. Cada célula-tronco começa um desenvolvimento próprio e pode potencialmente amadurecer para um organismo embrional, um embrião, um feto, um recém-nascido.

Também, se pode ver no exame da ultrassonografia, que no estado inicial da gravidez existem vários sacos amnióticos. Estes, têm também uma grande influência na percepção de si mesmo - do gémeo sobrevivente- e vão ter um efeito consistente sobre a sua visão do mundo.

A Drª Graziella, observou também que o desenvolvimento do cérebro tem uma importância significativa. Durante os primeiros 41 dias desenvolve-se o tronco cerebral. Aqui se instala tanto o sistema de pertencer como da hierarquia, no qual o gémeo sobrevivente ocupa o seu lugar. Esta hierarquia tem um efeito inconsciente em todos os sistemas posteriores.

Da mesma forma, cada mecanismo de sobrevivência é diretamente proporcional à do cérebro maduro desenvolvido.

A Drª Graziella, descobriu que os irmãos gêmeos constroem no ventre materno um sistema próprio e isso é um campo morfogenético autónomo que antecipa o sistema familiar.

Através do método de trabalho elaborado pela Drª Graziella, o cliente integra conscientemente os seus irmãos gémeos que constituem o seu primeiro sistema de pertença. O movimento da vida é retomado exatamente lá onde foi interrompido. O cliente, faz um passo da sobrevivência para a vida, da reação para a ação. Assim, a energia fica plenamente ao serviço da sua vida e desperta de novo a alegria de viver que habita na origem da nossa criação.

Graziella Concetta Freni

Criadora do Método Freni® – Constelação e Sistema Gemelar

Nascida e criada na Alemanha, Graziella mora hoje numa pequena cidade da Sicília. Chegou a estudar medicina em Milão mas acabou formando-se em Línguas e Literatura Estrangeira em Messina. Trabalhou como tradutora juramentada em tribunais e em 1999, após um grave acidente de seu filho mais velho, conheceu as Constelações Familiares.

Em 2001 conheceu Bert Hellinger e em 2004 Sophie Hellinger-  Passou a estudar com eles a partir de 2008 e a partir de 2009 também passou a traduzir Bert, Sophie e outros professores da Hellinger Shule durante retiros internacionais, seminários e formações. Traduziu ainda 2 livros de “Aid to Life”de 2011 e “Bert Hellinger, My Life, My Works”de 2019 ambos para italiano.

Em 2009, após estudos, compreendeu ser um “gêmeo sobrevivente” e começou a conduzir os seus primeiros seminários na Sicília centrados no tópico. Em 2012 formou-se Conselheira Profissional, especialista em Constelações Familiares com o Método Bert Hellinger® onde apresentou a tese sobre Gêmeos Desaparecidos.

Em 2015 registou o Método Freni ®- Sistema Gemelar e em 2016 publicou o livro “Constelações e Sistema Gemelar – Método Freni®” ainda não traduzido para português.

A partir de 2018 começou a lecionar o método que desenvolveu através da Associação centro de Estudos Ad Vitam Geminos e atualmente está com turmas de formação na Itália e, desde julho de 2020, também no Brasil.

Juan Carlos Arias Quintana.

JUAN-CARLOS-ARIAS-QUINTANA-2.jpg

Es el creador de las constelaciones fluviales y creador de la teoría de los hidrosistemas para sistemas familiares y organizacionales.

Nacido en Caracas, Venezuela. Realizó varios cursos de formación relacionados con el área de ayuda y desarrollo humano.


Es precisamente en una montaña del oriente de Venezuela donde su vida cambió.

En pleno contacto con la naturaleza, y en su piscina, nacieron hace más de 10 años las Constelaciones Fluviales, para ofrecer múltiples soluciones a la humanidad, cambiando la vida de miles de personas en todo el mundo.

Juan Carlos Arias Quintana
bottom of page