top of page

Partilha de experiências

Grata a todos que fizeram parte deste caminho. Obrigada pela partilha, pelo carinho e por serem activamente agentes de mudança. Convosco, o mundo é e será muito melhor.

                Teresa

pedro meneses

"Para mim a melhor forma de descrever a minha experiência com as Constelações Familiares é, acima de tudo, descrever como elas moldaram a minha vida. Cheguei a elas em 2009 e desde então não pararam de me fascinar pela capacidade incisiva de ir directo aos assuntos chave, sem rodeios, sem falsos moralismos pouco práticos para a nossa vida quotidiana; como também depois pelo suporte afectivo que as mesmas nos dão, a compreensão do ser humano e das suas dinâmicas.

Sem dúvida recomendo a qualquer um que experimente, pelo menos uma vez na vida e de certo não sairá desapontado. Apostem em vós mesmos e descubram todo um novo mundo dentro de vós."

Pedro Meneses

carla almeida

"A terapia chegou até mim através de uma antiga aluna, nunca calculando eu o quanto ia mudar a minha vida uns tempos depois. Sim, porque não terá sido amor à primeira vista, mas quando uns meses depois, numa primeira constelação, numa aula de treino dos alunos em formação desse ano. Desde aí acompanhei as sessões, resolvi inscrever-me na formação no ano letivo seguinte e desde então, volvidos 4 anos, continuo presente fazendo refreshing nas formações anuais assim como nas

sessões da terapia. Efetivamente é um despertar para o entendimento da vida, do respeito por todos os familiares que estão na nossa árvore genealógica, os que conhecemos e os que não conhecemos, da aceitação e entendimento de tudo o que aconteceu desde a infância até agora, o aceitar os pais que não são de todo perfeitos. Trouxe sobretudo maior atenção e alerta ao que acontece à minha volta, pois que sem dúvida que não existem coincidências. A minha colheita será sobre aquilo que eu possa semear, de acordo com a dedicação e empenho que seja colocado. E no final tudo bate certo. Olhando para trás não sou mais a mesma, o estado de consciência mudou, ocorreu um crescimento interior que se reflete na maneira de estar e de ver o outro. Tem trazido a aprendizagem de que não vou salvar o mundo ou ninguém e muito menos mudar alguém que não esteja pronto/disponível para o fazer ou que não queira ajuda. Trouxe o ir aprendendo a aceitar, mudar o sentimento de pena que sentia pelo outro, pela

compaixão pelo seu processo. Trouxe maior paciência e capacidade de esperar pela hora certa, ainda que ainda hoje custe. É uma aprendizagem e exercício diário, pois não sei tudo, tenho ainda muito a aprender e estou todos os dias a ser testada por situações da vida para aferir a minha aprendizagem. Aqui encontrei uma outra família, de coração e de almas antigas, em que estando cada um no seu nível e caminho, segue a par uns com os outros no sentido de ajudar a desatar os emaranhados de cada sistema familiar do outro e de se rever a si próprio e assim também crescer. Aqui se vai aos poucos descobrindo o nosso potencial assim como as dores e situações menos simples na família que não é de todo perfeita, nem sempre fáceis de se aceitar ou querer ver mas como diz a formadora Teresa Meneses “Só a verdade cura” e “Mais vale uma verdade dura do que uma vida de enganos” e concordo e encaixa perfeitamente, pois só assim se avança mais leve. As Constelações Familiares fazem hoje em dia parte da minha vida, têm trazido uma grande aprendizagem, estado de consciência e visão no sentido de melhor entendimento comportamental dos outros que estão à minha volta, com quem lido, a família e amigos.

A terapia é uma ferramenta de potencial grandioso capaz trazer a informação precisa no momento,

harmonizando e ficando o cliente com a imagem do que se passou no decorrer da constelação para posteriormente assimilar. Quero agradecer à formadora e amiga Teresa Meneses que nos últimos 4 anos me abriu as portas para esta terapia grandiosa e acreditou no meu potencial dando-me as ferramentas para que melhor

possa caminhar. Que sempre disponível se dedica por completo a esta terapia de coração. Muito Grata."

Carla Almeida

Amália Mendes

"As constelações levaram-me a deixar de ver tudo com os olhos da mente e perceber que é possível abrir-me ao sentir, difícil para mim!

Isso vai-se fazendo através de empenho, acreditando que tenho toda a ajuda da minha terapeuta e formadora, quem á luz das constelações nos vai transmitindo conhecimento e com trabalho prático o qual nos leva a perceber que nada á nossa volta é anárquico, há as leis do amor que nos regem, porque não chegamos a esta vida assim do nada, e prontinhos a funcionar a 100% na perfeição. 

Chegamos para viver uma história de altos e baixos, e ela começa com a minha herança ancestral, aqueles que vieram antes de mim criaram um sistema familiar do qual eu faço parte, eu pertenço ali, mas agora  estou aqui para fazer diferente.

O facto de eu perceber isso levou-me a aceitar que todos, sem excepção, das gerações anteriores á minha, bem como as gerações futuras vamos beber dessa fonte onde a água que correu, e corre poder ser mais ou menos pura. E eu, agora com este conhecimento, posso e quero ir ”purificando" essa água através do amor, respeito e aceitação, para os que os que veem a seguir poderem ter esta parte da tarefa resolvida e se aplicarem a ser melhores pessoas.

É este trabalho vasto, vastíssimo, que quero fazer e que nunca estará acabado, mas que é o único, possível para encontrar paz e contribuir assim para um MUNDO MELHOR e, um dia partir mais "leve"." 

Amália Mendes

isabel dias

"Como dizia Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se...

Assim são as constelações na minha vida...

Quando percebes as ordens do amor, estranhas ...

Quando as queres na tua vida entranham-se... 

Começas a ver a tua vida de outra maneira ...tu mudas e tudo á tua vida muda...

Falar de constelações e o quanto elas mudaram a minha vida...é falar de uma cura pessoal e familiar....

Para mim é a terapia que faz mais diferença na vida de uma pessoa..

O potencial de realização, os padrões repetitivos, os sabotadores internos...e tudo o que não te deixa seres quem és, e ao que vieste...,

são temas que vem à luz na constelação...e a tua consciência nunca mais será a mesma.. e, assim já é..."

Isabel Dias

mafalda coelho

"No momento da constelação em si, a melhor metáfora que encontro é como nos encontrássemos num teatro, enquanto aguardamos que a cortina seja levantada, sentimos todo o nosso ser a remexer-se por finalmente lhe darmos atenção. Ali, naquele momento, tudo fica a descoberto, o bom e o mau, enquanto vemos o nosso “sufoco” a acontecer diante dos nossos olhos, enquanto essa realidade se desenrola, a nossa respiração fica em suspenso e dentro de nós surgem todas as emoções reprimidas e guardadas, que nunca antes expressamos e vivenciamos. No fim, tudo é revelado e tranformado. O sentimento de leveza e paz prevalece e permanece em nós, transportando-nos para outra realidade, a nossa “visão” já não está nublada e desfocada e conseguimos ver o nosso caminho com mais clareza e certeza. Em momento algum, me senti vulnerável ou abandonada. Ali, naquela sala, temos a força necessária para enfrentarmos as nossas pendências e o suporte adequado do grupo.

Por outro lado, como representante, sinto-me grata, não só porque estou a ajudar o outro no processo de mudança mas também permite conhecer-me e tomar consciência dos meus próprios bloqueios e áreas de vida que preciso de trabalhar em mim.

A nível pessoal, a constelação tem-me permitido desenvolver pessoal e espiritualmente, abrindo-me as portas para um mundo novo, que me conquistou e ao qual eu me rendo diariamente. A constelação tem-me permitido “ver” para além do que os meus olhos alcançam. Abrindo-me ao sentir, compreendemos que chegamos a “casa” e naquele momento, não só estamos num local seguro, como sentimos o amor que nos une a todo nós e, por fim, somos verdadeiramente amados. É uma honra fazer parte deste caminho." 

Mafalda Coelho

anabela lopes

"Constelações Familiares para mim são como comprar ou alugar uma casa, por fora pode estar linda mas por dentro precisa de uma grande limpeza. Podemos limpar toda a sujidade que nela existe, mas também limpa-la energeticamente. Quando pensas que já está tudo em ordem aparece pequenos contratempos como um candeeiro que teima em não acender ou um tubo de água que está roto assim são as constelações, quanto mais trabalhas o que está dentro de ti mais leve ficas e melhor encaras o mundo. E trabalhas o quê? Por exemplo a origem dos teus medos, as relações com os outros, as inseguranças, a tua criança interior, o teu eu mais interno possível. Partindo do princípio que é a relação com os nossos pais que se encontra na base, existe conflitos, que nós criamos pelas expectativas que colocamos nos nossos pais."

Anabela Lopes

Fernando torres

"As constelações familiares desenvolvidas pelo filosofo alemão Bert Hellinger, apesar de não ser enquadrada cientificamente por algumas entidades, representa diversas evidências que também essas mesmas entidade não conseguem enquadrar, logo, estamos num impasse cientifico que ainda não foi desbloqueado por não haver ainda interesse em dar esse passo pois engloba diversos aspetos que a sociedade em geral ainda não está preparada para os aceitar conforme tem ocorrido ao longo da história com variadíssimas situações que também não estava aceites e confirmadas. No seu devido tempo tudo seguirá o caminho que tem de ter e tudo se tornará mais entendível para todos em geral.

Não se pode é esconder a verdade que ocorre nas sessões de constelações porque são evidenciados e sentidos toda a energia envolvente ao cliente em causa, o qual é demonstrado por representantes aleatórios que são indicados, os quais sabem unicamente o tema que o cliente acabou de enunciar. Só pelo facto do terapeuta e representantes não saberem antecipadamente o que acontecer, coloca esta terapia como sendo algo transcendente energeticamente, sendo essa sentida não só pelos citados, mas também por outros que possam estar a assistir e se revejam no mesmo contexto. O resultado obtido a partir daí é evidente quando se tem essa consciência e se quer caminhar nesse sentido, pois a vida que anteriormente ocorria de determinada maneira, passa a ser entendível de outra forma, com outro sentir, com outro tipo de observação que até à data não era interpretada dessa maneira pois não estamos despertos, nem na altura correta para a ver com estes olhos.

Todo o ser humano pretende ter uma vida o mais dignificante possível logo terá de ter o espírito aberto de que nada acontece por acaso, tudo faz sentido e acontece no seu devido tempo.

Conforme tem acontecido e consta na história só temos de aguardar por um Galileu da era moderna que venha a desmistificar toda esta terapia aos olhos dos catedráticos céticos e ocultos que existem de forma a fazer sentido cientificamente toda a envolvente existente neste campo energético que revela e relaciona a vida de cada um de nós enquanto por aqui andamos.

Dizer que cientificamente não está provado, mas não saber como provar o que acontece, se sente e que altera é que é difícil, esse é o caminho que qualquer entidade deveria seguir da apreciação que faz."

Fernando Torres

Maria do carmo brilha

"O que posso dizer das Constelações Familiares? Que mudaram a minha vida totalmente...

Fui levada por uma amiga a assistir ao trabalho da Teresa, estava em depressão , muito triste e sentia uma solidão imensa, tinha ficado viúva há pouco tempo, e a minha filha tinha saído para outro país. Estava sem rumo, sem entender o que estava a acontecer e a minha vida estava um caos, a possibilidade de suicídio estava bem presente.

Fui constelando os meus temas, orientada/ajudada pela terapeuta Teresa, fui percebendo/dando entendimento ás minhas dores, pouco a pouco, fui sentido que o apoio da medicação já não fazia sentido, que era uma forma apenas de não sentir as minhas dores...

Fui sentindo/percebendo os " pesos " que passava á minha filha e netos, e as coisas foram mudando, é fácil entender/ver isso?? Não de todo, sentir dói, mas com a ajuda da Teresa fui conseguindo... muitas vezes ela me "chamou " á atenção que o caminho que eu levava não era o melhor para mim, para a minha filha e netos.

Acabei por entrar na formação, hoje vejo a vida de outra forma, a vida é bem " colorida ", sou uma pequena empresária, continuo a trabalhar, comprei casa, a minha relação com a filha melhorou mesmo muito, agora a nossa relação é de mãe para filha e não de dependência emocional.

Sou uma mulher feliz, encontrei no grupo das constelações outra família, na Teresa uma amiga.

Sou grata a Deus, á vida e a mim, porque me permiti sentir e confiar."

Maria do Carmo Brilha

bottom of page