top of page

Bert Hellinger

Bert_Hellinger.jpg

Estudou filosofia, teologia e pedagogia. Muito novo, torna-se missionário e decide ir dar aulas para a África do Sul. Dá aulas aos zulus e ao conviver com eles durante 16 anos, apercebe-se de uma dinâmica na família muito curiosa. Começa a tomar notas da sua observação e percepção e ao regressar a casa na Alemanha, começa a estudar psicanálise e completou várias formações em Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia Eriksoniana e programação Neurolinguística. Ao longo dos anos, finalmente cria o seu próprio método, ao qual dá o nome de Constelações Familiares. Viajou por todo o mundo, e a terapia é conhecida mundialmente sendo actualmente utilizada em diferentes áreas : em psicoterapia, consultoria organizacional e empresarial, pedagogia, medicina, justiça, aconselhamento de vida e educação e assistência/explicação da vida no sentido mais amplo. É uma formação para a vida e sobre a vida. É uma nova forma de “olhar “ a vida e “rever-se” nela . É uma postura de  “concordar com o que é “ – tal como é .

Graziella Freni

graziella freni

309667282_5407196362691957_1725413362145643744_n.jpg

Sobre o Método Freni® da

Dra. Graziella Concetta 

O Campo morfogenético do SISTEMA GÊMEOS – Método Freni®


Como reconhecer que o tema central das falhas nas nossas vidas está interligado com a temática de gémeos? Pois, a nossa geração é muito atenta, no que diz respeito ao bem-estar físico e psíquico. Numa busca permanente de nós mesmos, adquirimos nas últimas décadas muitas práticas para conseguir a nossa autonomia e a nossa realização. Mesmo assim, estão as áreas mais importantes da vida – o relacionamento conjugal, o relacionamento entre pais e filhos, a realização profissional, a prosperidade material, a nossa saúde – ainda acarretadas de muitas dificuldades. Hoje, nós não sofremos mais da pressão de obedecer a comportamentos rígidos sociais e morais, que exigem de nós o senso do dever e disciplina, que ainda marcaram os nossos pais. Apesar disso, ainda é difícil para muitos de nós encontrar o seu lugar na nossa sociedade e alcançar de maneira satisfatória objetivos e desejos.

Sobre a Dra. Graziella Freni

A Drª Graziella Concetta Freni, fez a observação durante as suas experiências profissionais de constelação familiar e sistémica, que 97% dos clientes, que procuram um constelador são gémeos-só-nascidos. O gémeo traumatizado que sobreviveu, desenvolve padrões comportamentais que foram causados pelos acontecimentos intrauterinos e foram exercitados. Estes, são diretamente proporcionais ao seu estado de amadurecimento corporal e psíquico.

Gravados na memória celular e corporal, estes agem inconscientemente como Matrix para todas as experiências futuras. A morte dos irmãos gémeos no útero, provoca no sobrevivente um movimento interrompido, que mais tarde tem efeito em todas as partes da vida. A busca infinita de uma componente da vida, que não se pode definir concretamente, desvia a atenção do presente e interfere aos poucos na qualidade da vida, enquanto ela prende todas as energias corporais.

A Constelação Familiar e Sistémica de Bert Hellinger e os trabalhos de Bettina e Alfred Ramoda Austermann, são a base do trabalho da Drª Graziella Concetta Freni. A Drª Graziella, reconheceu através das observações fenomenológicas, que um cliente pode, através da sua memória corporal, distinguir até 450 irmãos gémeos e continuar ligado a eles durante toda a sua vida.

Trata-se das células-tronco embrionais, que possuem um genoma único e diferenciam-se dos outros embriões-gémeos. Cada célula-tronco começa um desenvolvimento próprio e pode potencialmente amadurecer para um organismo embrional, um embrião, um feto, um recém-nascido.

Também, se pode ver no exame da ultrassonografia, que no estado inicial da gravidez existem vários sacos amnióticos. Estes, têm também uma grande influência na percepção de si mesmo - do gémeo sobrevivente- e vão ter um efeito consistente sobre a sua visão do mundo.

A Drª Graziella, observou também que o desenvolvimento do cérebro tem uma importância significativa. Durante os primeiros 41 dias desenvolve-se o tronco cerebral. Aqui se instala tanto o sistema de pertencer como da hierarquia, no qual o gémeo sobrevivente ocupa o seu lugar. Esta hierarquia tem um efeito inconsciente em todos os sistemas posteriores.

Da mesma forma, cada mecanismo de sobrevivência é diretamente proporcional à do cérebro maduro desenvolvido.

A Drª Graziella, descobriu que os irmãos gêmeos constroem no ventre materno um sistema próprio e isso é um campo morfogenético autónomo que antecipa o sistema familiar.

Através do método de trabalho elaborado pela Drª Graziella, o cliente integra conscientemente os seus irmãos gémeos que constituem o seu primeiro sistema de pertença. O movimento da vida é retomado exatamente lá onde foi interrompido. O cliente, faz um passo da sobrevivência para a vida, da reação para a ação. Assim, a energia fica plenamente ao serviço da sua vida e desperta de novo a alegria de viver que habita na origem da nossa criação.

Graziella Concetta Freni

Criadora do Método Freni® – Constelação e Sistema Gemelar

Nascida e criada na Alemanha, Graziella mora hoje numa pequena cidade da Sicília. Chegou a estudar medicina em Milão mas acabou formando-se em Línguas e Literatura Estrangeira em Messina. Trabalhou como tradutora juramentada em tribunais e em 1999, após um grave acidente de seu filho mais velho, conheceu as Constelações Familiares.

Em 2001 conheceu Bert Hellinger e em 2004 Sophie Hellinger-  Passou a estudar com eles a partir de 2008 e a partir de 2009 também passou a traduzir Bert, Sophie e outros professores da Hellinger Shule durante retiros internacionais, seminários e formações. Traduziu ainda 2 livros de “Aid to Life”de 2011 e “Bert Hellinger, My Life, My Works”de 2019 ambos para italiano.

Em 2009, após estudos, compreendeu ser um “gêmeo sobrevivente” e começou a conduzir os seus primeiros seminários na Sicília centrados no tópico. Em 2012 formou-se Conselheira Profissional, especialista em Constelações Familiares com o Método Bert Hellinger® onde apresentou a tese sobre Gêmeos Desaparecidos.

Em 2015 registou o Método Freni ®- Sistema Gemelar e em 2016 publicou o livro “Constelações e Sistema Gemelar – Método Freni®” ainda não traduzido para português.

A partir de 2018 começou a lecionar o método que desenvolveu através da Associação centro de Estudos Ad Vitam Geminos e atualmente está com turmas de formação na Itália e, desde julho de 2020, também no Brasil.

Juan carlos arias quintana

JUAN-CARLOS-ARIAS-QUINTANA-2.jpg

Ele é o Originador das Constelações Fluviais e Criador da Teoria Hidrossistêmica para a Família e Sistemas Organizacionais.

Nasceu em Caracas, Venezuela. Completou vários cursos de formação relacionados à área de ajuda e desenvolvimento humano.


É precisamente numa montanha no leste da Venezuela que sua vida mudou.

Em pleno contacto com a natureza, e na sua piscina, assim nasceram as Constelações Fluviais há mais de 10 anos, para oferecer múltiplas soluções à humanidade, mudando a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Juan Carlos Arias Quintana
bottom of page